Blog

Hello world! Sobre aquilo que eu amo fazer.

Se aquilo que amas fazer te faz acordar cedíssimo de manhã e te tira o sono à noite,
se a tua verdadeira paixão é a mesma coisa que agrada e melhora a vida das pessoas,
se tu sentes alguma coisa especial naquilo que fazes e no dia seguinte isso transforma-se em certezas,
então tu tens mais para remar do que aquilo que imaginas alcançar ou já alcançaste.
Todos os dias são novos e os dias velhos, que passaram, não te satisfazem mais.

Site online. Bem vindo!

A saúde precisa de mim, eu e todos precisamos dela.

Este é um site de Psicologia, Psicoterapia, Consultas Clínicas e muito mais!
Este agora é também o teu site. Aproveita a visita.

Dra. Luísa Leal, Psicóloga Clínica e da Sáude

Eu sou Psicóloga Clínica e da Saúde e resolvi trabalhar na área clínica porque concordo que a prevenção e o tratamento inicial são a chave para evitar perturbações severas e o sofrimento elevado no ser humano em geral.

Sempre tive um prazer enorme em perceber a mente humana, em chegar perto da pessoa em sofrimento e perceber cada pormenor da sua vida, cada interpretação errada da sua visão negativa, colorindo os seus dias para a ajudar a caminhar na caminhada que é a vida.

Sempre considerei e continuo a considerar, que o ser humano é especial só por existir. Que cada um de nós tem um brilho imenso que às vezes tem medo de brilhar mas que quando brilha, pode criar coisas magníficas. Considero que cada um de nós é diferente no ponto de vista psicológico, social, pessoal e individual, na personalidade, fisicamente também e acima de tudo, na sua história de vida. Por essa razão, desperta-me imenso interesse, descobrir as diferenças e a beleza onde a diferença reside.

Nem sempre nos agrada a diferença no outro, mas temos de saber olhar para além daquilo que nós somos. Muito para além disso.

Na consulta psicológica, esqueço quem sou, passo a ser uma pessoa totalmente apta para ouvir o outro na maioria das vezes e inteiramente disponível.

É nesta escuta ativa e incessante que eu descubro as pessoas e quase que as descrevo em frente a elas mesmas, para que elas se conheçam ainda melhor.

Ajudo-as a lidar melhor com o seu sofrimento e acima de tudo a aceitá-lo, porque ele não se deve nunca evitar.

A avaliação psicológica é muito importante e por isso, eu uso métodos de avaliação quantitativos e qualitativos, escalas validadas para a população portuguesa e tento estar sempre a par dos métodos mais usados, eficazes e atuais.

Quanto à intervenção, na minha prática clínica eu faço uso de várias intervenções, estudei e estudo modelos, abordagens e terapias que possam ir de encontro com aquilo que de uma forma mais rápida e eficaz, ajuda o cliente. Defendo e uso abordagens e modelos como o Modelo cognitivo comportamental, o Mindfulness para adultos, jovens e crianças, a Terapia Focada nas Emoções, o EMDR, a Terapia de Aceitação e Compromisso, a Terapia de Orientação para a Realidade, a Terapia das Reminiscências, entre tantas outras. Que não sairia daqui.

O meu principal objectivo é estudar o que levou o meu cliente à sessão. Perceber a história de vida dele, da forma que ele quiser contar e a partir daí inicia-se uma avaliação rigorosa à sua personalidade, à sintomatologia (ansiosa / depressiva), aos sintomas físicos e emocionais e aos esquemas internos da infância.

Empatizar com o cliente e explicar-se os objectivos terapêuticos é fundamental.

Se ele concordar com os objectivos, passamos para as sessões seguintes.

O objectivo final é na maioria das vezes o facto de ser possível que o cliente atinja a autonomia e o bem estar pessoal, social, laboral, sexual e na relação amorosa, com os outros e com o mundo que o rodeia. Que sai-a livre, confiante, que se conheça muito bem e que tenha traçado objectivos realistas e metas alcançáveis. Mas cada cliente e cada caso clínico tem traçados objectivos muito diferentes.

Quase sempre são os objectivos do cliente. Algo que não podemos alterar.

Tudo se consegue em terapia, desde que o cliente e o terapeuta em sintonia, façam os grandes esforços para que seja possível a mudança ou a manutenção das situações, para a saúde mental e física ser possível ocorrer.

 

1 Comment

  • A WordPress Commenter

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

  • Write a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    O meu Currículo

    Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos com cédula profissional nº 20094. Experiência profissional especificamente em …

    Testemunho RJ – Adulto

    bipolar   Já fui acompanhada por vários terapeutas durante a minha longa jornada contra a sobrevivência na doença …

    Hello world! Sobre aquilo que eu amo fazer.

    Se aquilo que amas fazer te faz acordar cedíssimo de manhã e te tira o sono à noite, se a tua verdadeira paixão é a …